A Embaixadora dos EUA para o México Roberta Jacobson anuncia instituições vencedoras do Fundo de Inovação

Guadalajara, Jalisco, Mexico
Tuesday, October 25, 2016

 

Para publicação imediata
Contacto: Taylor Nelson
tnelson@partners.net    
+1 9782571653

Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas anuncia instituições vencedoras
Fundação Coca-Cola patrocina novas parcerias para o Ensino Superior em Ciências Ambientais

A Casa Branca, o Departamento de Estado dos EUA, a Partners of the Americas e a NAFSA: Association of International Educators (Associação Internacional de Educadores) anunciaram os novos vencedores da competição por auxílio financeiro do Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas. A competição buscou selecionar programas que fomentam oportunidades de intercâmbio entre os Estados Unidos e a América Latina no campo das Ciências Ambientais, com ênfase em estudos sobre a água. Os vencedores foram anunciados durante a Convenção do Partners of The Americas em Guadalajara, México.

A Embaixadora dos EUA para o México, Roberta Jacobson reafirmou, “O Fundo de Inovação está proporcionando oportunidades fantásticas para universidades e estudantes. Isto está estimulando novas parcerias entre universidades a través das Americas. Consequentemente, novos estudantes dos Estados Unidos estão estudando na América Latina e colaborando em equipes de pesquisa em toda a região, e mais estudantes da América Latina estão estudando e trabalhando nos Estados Unidos – melhorando a competitividade regional. Isso é algo que todos deveríamos apoiar, e agradecemos a Fundação Coca-Cola por ser um dos primeiros e mais fortes apoiadores.

O objetivo da iniciativa 100,000 Strong in the Americas, criada pelo presidente Barack Obama, é promover parcerias entre Instituições de Ensino Superior para aumentar a quantidade de alunos norte-americanos estudando no hemisfério ocidental para 100 mil, bem como aumentar a quantidade de alunos do hemisfério ocidental estudando nos EUA para 100 mil até 2020. A iniciativa visa alavancar a competitividade no hemisfério, estimulando a cooperação regional em programas educacionais e  preparando estudantes para formar uma força de trabalho globalmente consciente e preparada para o século XXI.

Esta é a segunda vez que uma edição das competições promovidas pelo 100,000 Strong in the Americas é generosamente apoiada pela Fundação Coca-Cola. O objetivo desta rodada da competição foi promover o intercâmbio bidirecional estudantil nas áreas de Ciências Ambientais entre os EUA e Argentina, Brasil, Chile, México, Peru e Venezuela. As  instituições vencedoras dos auxílios do Fundo de Inovação submeteram propostas inovadoras que criarão ou fortalecerão existentes parcerias entre universidades que foquem na mobilidade internacional de alunos e treinamento técnico que forme alunos mais competentes para o mercado de trabalho global do século XXI.

“Ser parte do Fundo de Inovação de 100.000 Strong in the Americas demonstra que trabalhando junto podemos alcançar grandes resultados e reflete o compromisso da Coca-Cola em encontrar soluções permanentes e responsáveis para os problemas globais, gerando uma diferença positiva para as futuras gerações baseadas na geração de conhecimento”, afirma Vivian Alegría, Diretora da Fundação Coca-Cola México e de Assuntos Comunitários.

Os prêmios do Fundo de Inovação promovem parcerias institucionais e transnacionais entre Instituições de Ensino Superior nas Américas. Os prêmios anunciados são de $25.000 cada e aumentarão o compromisso das universidades selecionadas de elevar em número e em qualidade a mobilidade estudantil e, por consequência, sua formação acadêmica. Estima-se que mais de 115 alunos farão intercâmbio como resultado dos prêmios recebidos.

Os subsídios foram concedidos a:

GateWay Community College (Faculdade Comunitária GateWay), Arizona, Estados Unidos
Parceiro estratégico:  Universidad de Guanajuato (Universidade de Guanajuato), México
Título do projeto: Programa bidirecional de intercâmbio estudantil entre EUA/México sobre água

A Faculdade Comunitária GateWay estabeleceu parceria com a Universidade de Guanajuato a fim de criar um programa bidirecional de intercâmbio estudantil sobre água. Essa abrangente experiência estudantil incluirá a administração de aulas, atividades em laboratório, excursões para fontes locais de água, apresentações e excursões em indústrias, eventos para networking, aulas contextualizadas de idiomas e eventos culturais. Os conhecimentos adquiridos e compartilhados sobre tecnologias de recursos hídricos não apenas terão impacto sobre os estudantes envolvidos, mas também permitirão que cada país alcance e expanda seus programas a fim de preparar os estudantes mais eficazmente para trabalhar na indústria hídrica.

Oregon State University (Universidade do Estado de Oregon), Oregon, Estados Unidos                                      
Parceiro estratégico:  Universidad Austral de Chile (Universidade Austal do Chile), Chile
Título do projeto: Das montanhas até o mar: a conservação e o gerenciamento de recursos hídricos e florestais no Chile

A Universidade do Estado de Oregon e a Universidade Austral do Chile promovem uma parceria que ampliará os fundos do subsídio para alcançar um intercâmbio mais amplo entre estudantes. O programa de intercâmbio se beneficiará da integração única de pesquisa ecológica e hidrológica, com esforços para gerenciamento de florestas nativas e plantações, a fim de fornecer uma oportunidade inigualável para que os estudantes comparem os ecossistemas chileno e do noroeste do pacífico, que tiveram papel fundamental no desenvolvimento de uma teoria da evolução convergente, da biogeografia e da ecologia das plantas. Orientado por uma equipe acadêmica binacional, este curso engajará estudantes norte americanos e chilenos em questões de sustentabilidade ecológica, gestão de recursos hídricos e implicações das mudanças climáticas em nossas florestas e bacias hidrográficas.

Pitt Community College (Faculdade Comunitária Pitt), Carolina do Norte, Estados Unidos                                                                                       
Parceiros estratégicos: Universidad Veracruzana (Universidade Veracruzana), México; Eastern Carolina University (Universidade da Carolina Ocidental), Estados Unidos
Título do projeto: Pesquisadores sobre ÁGUA: conscientização sobre recursos hídricos por meio de pesquisa ambiental

O objetivo principal do programa entre a Faculdade Comunitária Pitt e a Universidade Veracruzana é ajudar os estudantes a desenvolver competências globais relacionadas ao impacto que a conservação de água tem no meio-ambiente, tanto nos EUA como no México. Este projeto apresentará oportunidades para que os estudantes se engajem em pesquisas bidirecionais, com foco em ecologia hídrica e na aprendizagem em serviço por meio de atividades de pesquisa sobre ecologia hídrica orientadas por professores, na parte ocidental da Carolina do Norte e em Veracruz, México.                            

Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil                                                                
Parceiro estratégico: University of North Texas (Universidade do Norte do Texas), Texas
Título do projeto: Assegurando disponibilidade local de água potável por meio de pesquisa e aprendizagem entre estudantes de pós-graduação no Paraná e no Texas

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com a Universidade do Norte do Texas e com o apoio da companhia de tratamento de água e esgoto do estado do Paraná (SANEPAR, sigla em Português), no Brasil, e dos serviços de tratamento de água e esgoto da cidade de Denton, no Texas, implementarão um programa singular de intercâmbio estudantil entre alunos de pós-graduação, com foco na abordagem de problemas de grande relevância para o Brasil e EUA.  Por meio desse programa, os estudantes aprenderão sobre os impactos da amônia nas fontes de recursos hídricos, seus efeitos no processo de tratamento de água e a disponibilidade de água para consumo humano.

University of Arizona (Universidade do Arizona), Arizona, Estados Unidos
Parceiros estratégicos: 
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; Universidad de Concepción (Universidade de Concepción), Chile e Universidad Autónoma Nacional de México (Universidade Autônoma Nacional do México), México
Título do projeto: Mobilidade de alunos de pós-graduação sobre qualidade e reuso de água nas Américas

Por meio do subsídio, a Universidade do Arizona estabelecerá um núcleo temático que consistirá em cinco instituições de ensino superior parceiras de quatro países diferentes que colaborarão para desenvolver um currículo harmonioso e complementar em engenharia ambiental e ciências, a fim de preparar a próxima geração de profissionais para estar equipados para abordar o problema de reuso da água e desenvolver e implementar técnicas e práticas de reuso no contexto internacional. O currículo coordenado visa facilitar os programas de mestrado em dois anos, que promoverão e permitirão que os alunos de pós-graduação tenham mobilidade entre as universidades participantes.

University of Illinois Springfield (Universidade de Illinois em Springfield), Illinois, Estados Unidos                               
Parceiro estratégico: Universidade Estadual de Maringá, Brasil
Título do projeto: Conservação ou restauração: estudando dois grandes rios nas Américas

O programa da Universidade de Illinois em Springfield fornece tanto a experiência de intercambio estudantil como de pesquisa para os alunos de graduação na área de ciência ambiental e água, em especial, de ecologia dos rios. Ele combina um curso online, baseado nos recursos hídricos do meio-ambiente local dos EUA e do Brasil, com um cronograma de pesquisa colaborativa internacional e atual no contexto do programa de intercâmbio estudantil bidirecional. Os alunos trabalharão com base em um banco de dados real, aprenderão com profissionais com experiência nas áreas de ecologia e gerenciamento de rios e experimentarão a o estudo em campo em dois grandes rios nas Américas.

University of Texas El Paso (Universidade do Texas em El Passo), Texas, Estados Unidos                                                           
Parceiros estratégicos: Centro de Investigações sobre a América do Norte na Universidad Autónoma de Mexico (Universidade Autônoma do México), México; Comissão para Cooperação Ambiental, Canadá
Título do projeto: Uma abordagem holística dos desafios ambientais e de recursos hídricos na região metropolitana da Cidade do México: uma oportunidade de intercâmbio estudantil para minorias não-tradicionais de alunos

O programa da Universidade do Texas em El Passo foi desenvolvido para fornecer uma experiência de intercâmbio estudantil integrada e apropriada que combina experiência em pesquisas obtida em sala de aula e por meio de análise de dados. Oferecerá aos alunos uma visão holística dos desafios para o gerenciamento de água enfrentados na área metropolitana da Cidade do México e em Passo del Norte, uma região que inclui El Passo, Texas e Ciudad Juarez, na região mexicana fronteiriça de Chihuahua. As atividades estabelecerão o fundamento para um programa de intercâmbio estudantil baseado em pesquisa colaborativa e sustentabilidade que abordará os desafios enfrentados por minorias estudantis não-tradicionais, ao mesmo tempo em que preparará os cientistas ambientais e os futuros formuladores de políticas.

University of Wisconsin – Green Bay (Universidade de Wisconsin – Green Bay), Wisconsin, Estados Unidos                                               
Parceiro estratégico: Universidad del Desarrollo (Universidade del Desarrollo), Chile
Título do projeto: O estabelecimento de um curso bidirecional em viagem entre a Universidade de Wisconsin – Green Bay (EUA) e a Universidade del Desarrollo (Chile): questões de engenharia ambiental - ênfase em água

O curso bidirecional em viagem entre a Universidade de Wisconsin – Green Bay e a Universidade del Desarrollo apresenta inovações no tipo de oportunidades de intercâmbio estudantil, na experiência dos alunos e no processo de institucionalização da parceria. Por meio desse programa, os alunos chilenos e norte-americanos viajarão para Green Bay, Wisconsin e Santiago, no Chile, cidades que fornecem perfeitos laboratórios vivos para oportunidades de aprendizagem experimentais sobre contaminação de água e o impacto associado sobre o meio-ambiente e a saúde humana. O currículo do curso abrange a engenharia ambiental específica para recursos hídricos e políticas, junto com visitas a áreas industriais e civis relacionadas à recursos hídricos, tornando-o uma experiência única para nossos estudantes.

###

O Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas é formado por parcerias público-privadas que incluem a Casa Branca, o Departamento de Estados dos EUA, a Partners of the Americas e a NAFSA: Association of International Educators (Associação Internacional de Educadores), conforme anunciado pelo Vice-Presidente Joe Biden e pelo Secretário de Estado Americano  John Kerry, em janeiro de 2014. Desde então, 86  prêmios na forma de auxílios financeiros foram concedidos para 168 instituições de ensino superior de 20  países do hemisfério ocidental. As parcerias fomentadas pelo Fundo de Inovação estão criando mais oportunidades de intercâmbio e aumentando a mobilidade estudantil no continente americano, como resultado de uma iniciativa do presidente Barack Obama em prol da Educação Superior. Acompanhe as novidades do Fundo de Inovação no Twitter e no Facebook buscando a hashtag #100kStrongAmericas

A missão do Partners of the Americas é conectar pessoas e organizações além das fronteiras, servir e mudar vidas por meio de parcerias duradouras. Tais parcerias criam oportunidades, promovem a compreensão e ajudam a resolver problemas da vida real. Inspirada pelo presidente Kennedy e fundada em 1964 com o nome “Alliance for Progress” (“Aliança para o Progresso”), a Partners é uma organização sem fins lucrativos e não partidária, com escritório internacional em Washington, DC. Saiba mais em www.partners.net ou pelo Twitter @partnersamerica.

Com quase 10 mil membros, a NAFSA: Association of International Educators (Associação Internacional de Educadores) é a maior associação sem fins lucrativos do mundo dedicada a educação internacional. Saiba mais em www.nafsa.org e www.connectingourworld.org e pelo Twitter em @NAFSA e @ConnectOurWorld.

A Coca-Cola Company (NYSE:KO) é a maior companhia de bebidas do mundo, atendendo consumidores com mais de 500 marcas de bebidas com ou sem gás. Direcionado pela Coca-Cola, uma das marcas mais reconhecidas e valorizadas do mundo, o portfólio de nossa companhia abrange marcas que valem mais de 20 bilhões de dólares, incluindo Diet Coke, Fanta, Sprite, Coca-Cola Zero, vitaminwater, POWERADE, Minute Maid, Simply, Georgia, Dasani, FUSE TEA e Del Valle. Em todo o mundo, somos a maior companhia de bebidas gaseificadas, cafés prontos para beber e sucos e bebidas à base de suco de frutas. Por meio do maior sistema de distribuição de bebidas do mundo, nossos consumidores em mais de 200 países saboreiam em média 1.9 bilhão de nossas bebidas por dia. Com um compromisso duradouro de construir comunidades sustentáveis, nossa companhia tem foco em iniciativas que reduzem nosso impacto no meio-ambiente, em atividades de apoio e na vida saudável, criando um ambiente de trabalho inclusivo e seguro para nossos associados e alcançando o desenvolvimento econômico das comunidades nas quais operamos. Junto com nossos parceiros de produção, estamos entre as 10 maiores empresas privadas contratantes do mundo, com mais de 700.000 associados. Para mais informações sobre a Coca-Cola no México, visite o site: www.coca-colamexico.com.mx, siga-nos no twitter: @SomosCocaCola, visite nosso blog Coca-Cola Unbottled ou encontre-nos no LinkedIn: https://mx.linkedin.com/companhy/the-coca-cola-companhy.